1 de jan. de 2012

Com o início de um novo ano, novas metas estão sendo estabelecidas, novos caminhos serão trilhados, mas um fator motivador continua sendo buscado incessantemente pelas pessoas: a felicidade. Encontrá-la, porém, parece não ser uma tarefa fácil, mas há direções que levam até esse estado de espírito tão desejado.
Para o estudante universitário Danilo Moisés, a felicidade pode ser encontrada nas pequenas e grandes realizações da vida, no convívio com os amigos, a família, com pessoas que tenham algo a acrescentar à sua vida.
"Felicidade é essencial, e não pode ser buscada de forma individual, mas sim coletivamente. Acredito que para alcançar esse estado pleno de alegria é preciso também ter respeito pelo outro, e viver seguindo os princípios éticos", argumenta o estudante, acrescentando: "É necessário ainda ter fé e correr atrás dos nossos projetos, sem esmorecer diante dos obstáculos", destaca.
Já a aposentada Marinete Freire acredita que a felicidade reside em elementos como a paz, saúde e harmonia. "Ser feliz é fazer aquilo que a gente gosta, perto de pessoas do bem, estar em harmonia com todo mundo, ter saúde e paz", declara.
A marketóloga Jaianny Eufrásio diz que a felicidade consiste nos atos de bondade, sem que para isso sejam esperadas ações de reciprocidade. "Devemos fazer sempre o bem, sem esperar algo em troca. Ter Deus no coração e conviver com pessoas que nos façam bem", comenta.
De acordo com a psicóloga Suellen de Souza, os caminhos que levam até a felicidade variam de acordo com cada pessoa. "O que deixa as pessoas felizes é diferente para cada um, difere entre homens e mulheres, crianças e adultos", comenta.
Segundo Suellen de Souza, apesar de as direções rumo à felicidade serem seguidas diferentemente por cada pessoa, existe um caminho único trilhado por todos. "O amor é o ponto em comum. Todo mundo quer se sentir amado", destaca, acrescentando que essa busca pode ser prejudicada pela efemeridade das ações que são praticadas. "Hoje, a satisfação pode ser obtida de forma imediata, o que pode gerar uma sensação de falsa felicidade. O prazer está mais acessível, e a felicidade está atrelada ao prazer. É preciso ter foco", alerta.
A especialista afirma que devido à sua subjetividade, alguns filósofos definem a felicidade como um estado de espírito de véspera. "Eles dizem que a felicidade está na expectativa, no planejamento. Ao programar uma festa de formatura, por exemplo, o indivíduo sente-se feliz, mas no dia do evento, essa sensação é fugaz, efêmera", argumenta.
Então, como encontrar a felicidade e manter-se feliz satisfatoriamente? "A felicidade está diretamente ligada à tranquilidade, à não-existência de estresse, sendo que o caminho até esse estado de espírito é fazer as coisas com amor, sem buscar uma satisfação momentânea, e sim, a longo prazo", conclui Suellen de Souza.

Foto: Reprodução

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE E AJUDE A MELHORAR NOSSA PAGINA.