18 de dez. de 2011

RISCO DE ACIDENTES DOMÉSTICOS E NO LITORAL COM CRIANÇAS AUMENTA NESTE PERÍODO DE FÉRIAS ESCOLARES

Com a chegada das férias escolares, a maioria das crianças fica sem ter o que fazer durante o recesso das aulas. Nesse tempo de ociosidade é que as chances de acidentes domésticos aumentam. Aliado a maior permanência dos pequenos em casa no fim de ano, o período de veraneio também representa época de riscos de acidentes com as crianças no litoral. Para evitar os acidentes domésticos e os incidentes no mar durante estada em região litorânea, o Corpo de Bombeiros orienta os pais a redobrarem atenção com os pequenos.
O tenente Monteiro, do 2º Sub-Grupamento dos Bombeiros, revela que as ocorrências da unidade de Mossoró dos Bombeiros no fim e início do ano se concentram na área do litoral.
"Durante o veraneio quando muitos populares seguem para Tibau, as ocorrências de acidentes que atendemos geralmente estão relacionadas ao mar. Nesse período, as situações como, por exemplo, crianças perdidas na praia e acidentes com animais marinhos aumentam bastante", conta o tenente Monteiro.
Com um maior fluxo de pessoas nas praias o Corpo de Bombeiros orienta atenção redobrada dos pais com as crianças, tanto para evitar afogamento como para que os pequenos não se percam.
"Nos finais de semana de muito movimento em Tibau os pais devem ficar ainda mais atentos. Não deixando as crianças tomarem banho de mar em áreas próximas às pedras, pois nesses locais há maior possibilidade de acidentes com algas vivas e peixes com partes que podem perfurar. Além disso, nas pedras elas poderão se ferir ou sofrer algum tipo de trauma", explica o tenente Monteiro.
Já em relação aos cuidados em casa para impedir acidentes e intoxicações das crianças, o especialista destaca a dificuldade do acesso aos produtos de higiene, tóxicos e medicamentos.
"Esses produtos devem ser mantidos em locais apropriados fora do alcance das crianças. O armazenamento recomendado é em armários fechados com prateleiras numa altura em que as crianças não possam tocar os produtos. Além disso, é importante que os pais impeçam a entrada das crianças na cozinha porque há utensílios cortantes e o risco de queimaduras com as chamas e alimentos no fogão é iminente", conclui o tenente Monteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE E AJUDE A MELHORAR NOSSA PAGINA.